3 de jun. de 2008

HISTÓRICO

A fundação da Estação Cinema aconteceu em 06 de abril de 2002, em Assembléia ocorrida na então sede da TV OVO – Oficina de Vídeo, no espaço onde aconteciam as projeções do Cineclube Porão (na Rua André Marques).

O ano de 2002 é muito importante pára a cidade pois, além da criação da Associação, foi o ano da primeira edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, o Festival de Santa Maria.

As primeiras diretorias da entidade foram assim presididas: De 2002 a 2004 – Presidente Luiz Alberto Cassol e Vice-Presidente Álvaro de Carvalho Neto. De 2004 a 2006 – Presidente Leonardo Roat e Vice-Presidente Marcos Severino de Borba.

Para 2006 a 2008 o Presidente é Fabiano Foggiato Godinho e o Vice-Presidente é Luis Fernando Rodrigues.

A atuação da Estação Cinema tem sido fundamental na consolidação de Santa Maria como uma cidade pólo audiovisual na região sul do país. A entidade participou de vários encontros em outras cidades no estado e no país e o trabalho é reconhecido e valorizado por várias entidades gaúchas e brasileiras, ligadas ao audiovisual.

Nessa trajetória várias iniciativas da Associação foram tomadas na busca da valorização e aprimoramento técnico bem como propostas de gestões e políticas públicas que fortaleçam nossa atividade, como a realização do 1º Seminário Santa-Mariense do Audiovisual e vários encontros e reuniões. Vale destacar a criação de uma tabela de valores de cachês para os profissionais técnicos da cidade.

Outra atividade de muita importância foi proposta pela Associação, em parceria com o Festival de Cinema. É o Seminário Gaúcho que, em 2007, chega a sua sexta edição. Em todos os seminários um documento final - a Carta de Santa Maria - é elaborado e lido no encerramento do Festival. O Seminário Gaúcho tem recebido em todas as suas edições o apoio e participação de várias entidades gaúchas, entre elas a APTC /ABD RS – Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS, o IECINE – Instituto Estadual de Cinema e a FUNDACINE – Fundação de Cinema do RS. Várias reivindicações propostas pela Carta apoiadas por várias entidades gaúchas, públicas e privadas, foram colocadas em prática representando conquistas reais, como:

- a busca da descentralização da produção audiovisual gaúcha e brasileira, através de editais e projetos de fomento à produção;

- a interlocução da Estação Cinema com várias entidades; e

- a valorização da produção audiovisual do Rio Grande do Sul e do Brasil, com propostas nas áreas de produção, exibição e distribuição.

A parceria com o movimento cineclubista da cidade e com o Festival de Santa Maria é outra característica na trajetória da Associação, que tem realizado várias Mostras desde sua criação. Um projeto de destaque foi o Curta nas Quartas, na Casa de Cultura.

Ainda em conjunto dessas entidades a Estação Cinema tem proporcionado o debate e exibição de produções locais dentro da programação do Cineclube Lanterninha Aurélio – Projeto Cultural da CESMA (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria). A Cooperativa, agora com sede própria, através do Lanterninha, proporciona uma sala de exibição própria que valoriza a produção local. Outras ações com essas entidades somadas as atividades da TV OVO – Oficina de Vídeo / Ponto de Cultura, tem permitido Mostras Itinerantes por vários locais da cidade. Vale destacar ainda que as realizações de Santa Maria, começaram a ser enviadas para vários cineclubes e cineclubistas brasileiros, proporcionando assim, o debate e exibição de nossas produções por todo o país.

Em 2005 foi criado o Troféu Estação Cinema a ser entregue, durante o Festival de Santa Maria, para um profissional técnico da cidade, a fim de valorizar e homenagear os profissionais técnicos da cidade. O primeiro profissional a receber esta homenagem foi Evandro Rigon.

A Estação está com vários projetos em desenvolvimento para 2007. Entre eles o lançamento do DVD Estação Cinema, com produções da cidade. Esse projeto foi aprovado pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria e está em fase de captação de recursos.

Após reuniões dos associados e demais interessados e Assembléia, realizada ao final de 2006, foram aprovadas a alteração de Estatuto e uma série de propostas que visam a consolidação da Estação Cinema.