22 de jun. de 2008

Projeto do DVD Estação Cinema - Curtas Santa Marienses Vol. 1

A idéia de se realizar um “documento” contendo obras produzidas em Santa Maria e região já vinha desde as primeiras assembléias da Estação. Contudo só a partir de 2006, esse desejo começou a tornar-se realidade. Por iniciativa de alguns membros da Associação, na busca de uma nova alternativa para que se divulgassem as produções e os profissionais locais, foi criado um projeto para a confecção de um DVD contendo curtas da cidade. No final desse mesmo ano, o projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria e finalmente pode começar a sair do papel. A capitação foi realizada por Denise Copetti e a principal apoiadora foi a empresa Gabardo Transportes.

Neste primeiro DVD, a curadoria proposta pelos associados da Estação convidou 11 produções realizadas nos últimos 10 anos, fazendo um apanhado histórico das obras audiovisuais representativas desse período, entre animações, documentários e ficções. Atrelando a isso a intenção principal desse projeto, que é resgatar a produção de vídeo e cinema de Santa Maria, contemplando também a produção atual da cidade.

Haverá um plano de distribuição dos DVD's para as secretarias de cultura, educação e turismo, e instituições culturais e – ou educacionais, para exibições em mostras sem fins lucrativos. Além disso, serão ofertados DVD's para as vídeolocadoras interessadas. O projeto prevê ainda mostras itinerantes, sendo exibições em escolas públicas e demais entidades, como escolas particulares e centros comunitários. Essas mostras ocorreram em diferentes pontos da cidade, abrangendo o maior número de regiões possíveis. Os locais serão definidos levando em consideração o interesse da comunidade, a disponibilidade e a relevância dos locais (escolas, entidades).

É necessário ressaltar que esse projeto, o qual surge como um marco, afirmando ainda mais a cidade de Santa Maria como um importante pólo de produção audiovisual do estado, é apenas o primeiro de muitos. A intenção é dar continuidade ao projeto e de tempos em tempos lançar novos volumes com diferentes produções. Dessa forma, será disponibilizado para o público um grande número de produções santa-marienses que muitas vezes, ficam restritas a exibições em festivais e mostras.

Os curtas selecionados para essa edição do projeto são:

Última Trincheira (dir. Rondon de Castro - Ficcção - 2002 - 15 min)
Lili e o Monstro (dir. Sergio Assis Brasil - Ficcção - 2002 - 23 min)
Centopéia (dir. Gabriel Isaia Duarte & Tiago Gonçalves - Ficcção - 2002 - 8 min)
Vagas Lembranças da hora de minha morte (dir. Leonardo Roat - Ficcção - 2006 - 11 min)
A Farsa Seca ( dir. Fabrício Koltermann - Ficcção - 2007 - 12 min)
O que é cineclube? (dir. Coletivo Pão Com Ovo - Domumentário - 2007 - 12 min)
O bom, o mau o chato (dir. Lucas Mori Flores - Animação - 2003 - 3 min)
Cinza e Vermelho (dir. Kitta Tonetto - Ficcção - 2003 - 16 min)
Que letra é essa ( dir. pedro Gomes da Rocha - Ficcção - 2004 - 24 min)
1969 (dir. Mauricio Canterle & Manolo Zanella - Ficção - 2004 - 16 min)
Super 70 (dir. Luiz Alberto Cassol - Documentário - 2006 - 20 min)


Incentivo:



Apoio Cultural: